segunda-feira, 7 de julho de 2008

E se...?


Uma vez me perguntaram:
"E se você não fosse atriz? O que seria?"
Me vi em um grande silêncio. Minha mente foi rapidamente tentar buscar recursos pra responder àquela pergunta. Procurei em todos os armazenamentos de profissão que meu cérebro possui, na maior velocidade que eu poderia fazer. Tentei, tentei, tentei ... e nada. Me vi em um completo buraco de vida com essa opção que foi me apresentada. Como assim, não ser atriz? Isso não é crível, não é aceitável, não é possível... pelo menos pra mim.
É a mesma coisa que me perguntar: "E se você fosse o Bill Gates?"
É tão irreal e tão fora do meu mundo que eu não faço a menor idéia de como seria.
Ser atriz é algo que me acompanha desde que me entendo por gente. Aos 8 anos eu já estava na batalha, decorava os textinhos que madavam, atravessava a cidade e ia à testes de carro, de ônibus, de barcas ou de que maneira fosse... O que importa é que, sempre que podia, lá estava eu. Minhas professoras enlouqueciam com meus grandes números de faltas, achavam que eu era criança demais pra isso. Eu era só mais uma menininha no meio de centenas (e, às vezes, milhares) que entravam na fila dos testes, tiravam fotinhos e estendiam a plaquinha com o nome quando o diretor pedia (o que se chama de claquete).
As pessoas tinham o porquê de duvidar. Hoje em dia, se perguntarmos pra qualquer criança o que ela quer ser quando crescer, ela dirá "Atriz" ou "Modelo" . Mas o engraçado é que eu nunca disse isso. Só fui dizer mesmo quando entrei pra esse mundo. E até quando já tinha entrado, pensei em desistir várias vezes... A verdade é que eu nunca desisti de fato. Algo em mim nunca deixou. E é esse "não deixar" me pulsa minha vida, minhas falas, meu organismo, minha respiração, minhas personagens, meus sorrisos, meus choros, meus olhares, meus gestos... É como se fosse algo viciante que, quanto mais eu tenho, mais eu quero. É o meu combustível, é a minha energia, é o meu impulso...
Atuar faz eu me sentir viva. Como posso saber como eu seria sem vida?
Nada foi e é fácil. Lutar pelo que se ama requer a maior dedicação possível. Já chorei muito, já passei por muitos problemas, já fui trocada por " QI's " (Quem Indica), já sofri muitas decepções, já fiquei desesperada porque tinha que pegar matéria atrasada, estudar pra provas no colégio, decorar texto, gravar, ir à escola, dormir cedo, tudo ao mesmo tempo... Nada são flores. Há uma grande ilusão em cima desse meio artístico. Parece que as atrizes vivem sempre lindas, perfumadas, maquiadas , de cabelo feito, unhas feitas, magras, sorridentes e de bem com a vida. Mentira! Atrizes também sofrem, choram, são rejeitadas por homens, tem crises de ciúmes, se sentem inseguras, acordam descabeladas, se sujam, ficam mal humoradas, e por aí vai. Trabalhar em novela é um trabalho como outro qualquer. Tem um monte de gente que trabalha por trás das câmeras que você nem sabe.
Uma coisa que eu nunca vou me esquecer é que minha avó e minha mãe sempre estiveram lá. Me apoiaram, se esforçaram junto comigo, correram atrás de um sonho meu... Elas sempre largavam tudo pra me ajudar. Fica mais fácil quando você tem alguém pra dividir seu esforço. Tudo fica mais leve... Obrigada, Deus!
E, tudo isso pra dizer que, agora, eu me vejo em outro momento importante na minha vida.
A novela que eu estou fazendo está prestes a estreiar, e eu me vejo completamente anciosa.
A minha VIDA é isso. Como posso não esperar de braços abertos???
Que venha CHAMAS DA VIDA!!
MERDA PRA TODOS, a batalha continua!!

16 comentários:

Unknown disse...

ANSIOSA está correto ANCIOSA está errado.

Alonso Zerbinato disse...

Diga merda e tudo bem..
Merda toda noite sempre. AMÉM!
Eu sempre leio e compartilho das tuas sensações. Essa tua visceralidade é gostosa, é suculenta. Parabéns! Bom trabalho!

thi disse...

dificuldade, dificuldade..
o que seriam das conquistas sem ela?
algo como: caindo do céu.

chato isso né?

é engraçado mesmo como em pleno século do futuro, as pessoas achem que alguém que trabalhe com artes cênicas, seja posto como um 'robô'.

nao chora, nao fica triste, nao peida, nao caga.. rs

além de atriz, você, assim como outros (e como eu que nao trabalho com isso), é ser humano.

boa sorte na novela.

beijos Ju!

e será q ainda coprarei um mac fish, com voce na fila ao lado? kkkkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Xará
=D
Juuh, estou passando aqui para te parabenizar pelo seu trabalho. Estou aqui agora, em frente a TV, vendo vc na novela e preciso dizer: TAH LINDA DEMAIS!!!
Que essa novela seja tão boa quanto todas as outras que vc participou!!
Sou sua fã.
Beijokas
Juliana

juliana_sukert21@hotmail.com

SOL disse...

Oi ju...podes nao acreditar, mas as lagrimas caíram e caíram cada vez mais ao ler essas tuas palavras...fico feliz porque desde muito nova encontraste o teu caminho.
Eu tenho 26 anos e ainda não sei o que quero da vida...sou formada, não exerco o que aprendi nos 4 anos da faculdade, nunca exerci, nunca pude dizer na realidade se era mesmo aquilo que queria ou nao, mas continuo lutanto todos os dias.
Fico feliz ao ler textos de pessoas que realmente estao felizes me dá ainda mais força para lutar e nunca desistir.
um beijo e mta merda aí para a estreia:p

disse...

É assim com toda profissão: a gente sente quando é AQUELA que tem de ser seguida (espero, pelo menos). Mas é bom pra ter certeza né? Adoro a frase "O que for pra ser vai ser", ela conforta. Você tinha que ser atriz, e você é.

Sua ansiedade valeu à pena, adorei a estréia!! Nunca te assisti em um papel como esse, mas to gostando. =]

Bjsss!

Grazielli Massafera - blog fã disse...

cara; parabens! parabens pelo que você é Juliana Lohmann..
você é diferente das atrizes, das famosas que nós vemos. você, antes de ser a menina famosa da tv, é gente! é ser humano como todos nós, tem duvidas, se entristece, é feliz, vive!
parabéns por seus pensamentos, eles são lindos, e eles só comprovam o quanto você é especial e diferente..
parabéns por seu trabalho, eu vi a estréia e tô acompanhando a novela, ta linda, ta excelente teu trabalho! e você merece, você batalha e as pessoas que veem seu blog, um pouquinho da sua vida sabem disso. Eu gosto muito de ler o que você posta aqui, eu realmente me identifico com tudo, me dá um gás, me anima sabe?!
você é atriz, uma OTIMA atriz, que do fundo do meu coração eu só desejo que cresça e que faça sucesso..
e continue do jeito que você é; como pessoa, não mude nunca!

felicidades Jú, e muito sucesso!

... disse...

éé a novela mal começo e ja tá dando o que falar!
Bem legal seu papel, é sempre bom interpretar coisas novas, diferentes!
gostei dessa postagem!
Quando eu era pequeninha, assistia as novelas e fica sonhando acordada em um dia poder ser uma atiz também!
Conversei com a minha mãe que também sempre me ajudou em tudo, e ela deu o maior apoio..
Mais depois eu vi que aquilo tudo não era pra mim... até hoje eu mal consigo apresentar um trabalho na sala de aula, quem dera fazer uma novela! hahahaha
Atuar é um dom, e voce nasceu com ele!
Parabens Juliana por mais um trabalho! Continue brilhando cada vez mais!

Anônimo disse...

OI Ju.
Poxa sua novela nova ta muito bacana viu...adoro acompanhar todos os seus trabalhos sempre que posso, e agora como to de ferias da escola to podendo assistir a novela...sua beleza e talento simplesmente me hipnotizam...boa sorte no novo trabalho.
Beijos

Unknown disse...

Oi Ju..
admiro seu trabalho..
continue sempre assim..
lute pelos seus sonhos..
vc é capaz e tem mostrado isso!
Parabéns..Sucesso!!
bjuss Rebeca

Unknown disse...

- AVE JU LOHMAN -
Boa Sorte!

João Paulo G. Maciel disse...

Faço de suas Palavras as minhas...
Quando comecei ler esse texto, parecia eu em momentos nostalgicos de reflexão, pensando sobre minha vida e minha escolha profissional.
Eu mesmo já me fiz esta pergunta, E se eu não fosse Biólogo, o que eu seria ? e como você também tentei achar outras profissões cabíveis, porém outra pergunta veio a mim, E porque eu não posso ser Biólogo ? Só porque alguns se formaram nesse curso e por incapacidade e/ou por incompatibilidade pessoal com a profissão tiveram que seguir outro rumo, e por isso abrem a boca para soltar frases como: biologia não dá dinheiro, Biologo acaba o curso e fica desempregado. Porém os Biólogos de coração, por amor, esses sempre terão trabalho. Existe ainda muita coisa a se pesquisar, muita coisa a se fazer, muita teória a se quebrar. Algumas vezes Curso de Biologia é visto apenas como formador de professores, e se for, é feio a profissão do professor ? Tendo em vista que eles formam todas as outras profissões.... Então quando me perguntam se você não fosse biólogo o que você seria ?, E eu respondo: Não Sei, a única coisa que tenho certeza é que não seria feliz por completo. Imagino Juliana que você pensa a mesma coisa, o ser humano em situações inóspitas é capaz de adptar para sobreviver. Você poderia ser uma advogada, uma engenheira, médica... mas certamente iria incluir o teatro, a arte cênica em sua profissão. E dinheiro é consequência de você ser bom naquilo que faz, e você só faz bem aquilo que você gosta.

Palavras e desabafo de um Brasileiro e Biólogo que não desiste nunca...........

Bjo Juliana, Parabéns pela sua trajetória, te desejo sucesso, pq talento você tem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Manda muito nas palavras Srtª. Juliana Lohman!

Eu também sou modelo,
mas novela nunca fiz!
e sei como é dificil

é muita coisa com que se preocupar,
estamos sempre perdidos(as),
mais nunca deixaremos de nos achar perdido por ai :D

um Abraço querida,
qualquer dia desses agente se esbarra em alguam gravação!

kkkk, beijos!
By: Gilberto Castro,

betin1990@hotmail.com

se quiser, vai ser um prazer conhece-la!
t+

André Lee disse...

Oi Juliana
Td bem?
PÔ admiro mtu o seu trabalho,agora mais do que nunca, adorei o texto retratando a dura vida de atriz.
Imagino o que você passou, pois ainda to nessa batalha, agora q eu to meio parado, mas meu sonho se Deus quiser vai se realizar que é estar atuando no Teatro, Novelas e por no Ar a série que eu escrevo(Inclusive tenho uma personagem q gostaria mtu que vc interpretasse(Quem sabe um dia)
Parabéns pelo seu trabalho em "Chamas da Vida" sua atuação tá Ótima, é uma personagem forte e dificil de se interpretar, requer mta emoção.
Bom eh isso, se não daki a poko meu comentário vira um LIVRO ahsuas
BjOs
Merda!!!!!

Se tiver tempo comenta no meu flog
www.flogao.com.br/andregatuno4forever

fui..