quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Grande Truque

O pássaro sai da cartola, bate no teto e cai. É uma mágica de má qualidade. Tenta se fazer de memorável, faz esforço pra isso. O truque chega a ser vitorioso, e pode ter esse título por um longo tempo, mas se mata sozinho. Se mostra feio, cheio de erros, como um espetáculo teatral no qual a atriz principal não decorou as falas, ou como em uma cena no cinema em que o refletor fica vasando. É a falta de continuidade seca. Começa na promessa da doçura e na leveza das palavras, mas cai na realidade como um pesado avião que se esburracha na pista de pouso. A descoberta do truque é a paixão estatelada. Morta.

O truque só dá um truque. É que as vezes a gente esquece disso.

Truque:

Artmanha, manha, manobra, peça,

falsidade, mentira,

iludir, manipular, engano, astuto,

apresentação falsa, deturpação, exposição falsa, informação errónea,

confundir, desencaminhar, enganar, ludibriar, pregar uma partida, trair, vigarizar

(...)

-

6 comentários:

Anônimo disse...

O truque esconde a beleza da mágica.

Descobrir o truque é perder a inocência é como revelar a uma criança que o papai Noel não existe.

Descobir o truque é encarar a realidade. Cruel como ela só.

Belo texto Juliana, parabéns.

polegarzinha disse...

"A descoberta do truque é a paixão estatelada. Morta."

vc sempre soube iluminar meu coração com o óbvio q eu nunca enxergo.

Anônimo disse...

Hoje descobri este canto que soa céu tão íntimo!
Ver pessoas que a cada motivo resgatam uma sensação ou simplesmente as inventa é sempre surpreendente - isto reflete o real artista.
Hoje descobri cais que reflete a vida de mais uma pessoa que nunca se encontra.

A partir de hoje tens mais um leitor.

;)

Marcela. disse...

Parabens Ju *__*

Seus textos são incriveis !

Te admiro muito !

- Beijos

Juliana Lohmann disse...

Muito obrigada à todos os comentários!
Beijoooo!!!

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o),estou precisanda muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs que eu tenho no google: Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode dor computador usado. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.